Um pouco de História da Paróquia de Fátima - Parte 1


Situada no antigo bairro da Matinha hoje este bairro ecebeu o nome de bairro de Fátima, por conta da presença da Paróquia... bairro esse, que na na década de 60/70 era conhecido como um local violento, marginalizado e pobre. A Paróquia de Fátima teve e ainda tem um papel importnate na vida dessa comunidade, não para resolver todas as situações, mas sobretudo levar um fio de esperança e olhar a população como seres humanos e não como coitados.

Paroquianos na Antiga Igreja de Fátima

O Significado marcante do bairro de Fátima perante seus moradores está relacionado à criação e conquista da Paróquia como fonte irradiadora de esperança e fé cristã.
Em 13 de maio 1967, na Comemoração do 50º aniversário das aparições de N. Sra. de Fátima à Cova da Iria em Fátima (Portugal), foi criada a Paróquia de N. Sra. de Fátima em Belém do Pará.

Visita de Sua Santidade Paulo VI em maio de 1967 em Fátima (Portugal)

Após a criação da Paróquia N. Sra. de Fátima, as celebrações eucarísticas continuavam sendo realizadas na Capela da Divina Providencia, das irmãs Angélicas, que funcionava como Igreja Matriz provisória da Paróquia, sendo Vigário da mesma o Revmo. Mons. José Maria do Lago que ali atuou no período de 21/02/65 até 27/02/66. Ao mesmo tempo, também atuava no local o Pe. José de Freitas Leite, quando em 1966 substitui o Mons. José Maria do Lago até setembro de 1969.
Neste mesmo ano, assumiu como Vigário o Revmo. Pe. Dileno Lopes até janeiro de 1979. Nesse período de dez anos, Pe. Dileno ergueu uma nova Igreja, precisamente em 27/04/72 ao lado do Colégio São Paulo, na Tv. Antonio Baena, como mostra a foto a seguir:

Antiga Paróquia de N. Sra. de Fátima

Revmo. Pe. Dileno Lopes

Após a saída do Pe. Dileno Lopes, assumiu o Revmo. Fr. Evaldo Regulla até julho de 1979, vindo a seguir o Revmo. Pe. José Maria de Albuquerque que tomou posse como Pároco no mesmo ano. Este permaneceu a frente da Paróquia até 1981 quando foi substituido pelo Revmo. Pe. Antonio Moraes Oliveira, sendo o idealizador da construção do novo templo dedicado a Virgem de Fátima. Por outro lado, em função da Paróquia se estabeleceu como ponto de referência significativa na Comunidade da Matinha, se destacando pelo trabalho social e pastoral e pela devoção à N. Sra. de Fátima, o pequeno templo já não era o suficiente para abrigar a grande demanda de fiés.

Revmo. Pe. Antonio Oliveira após uma celebração na Antiga Igreja de Fátima


Continua...

Comentários