Procissão das Velas 2011: Chuva não tira obrilho da Procissão (O Liberal)

Fátima

Com velas nas mãos, fiéis louvaram Nossa Senhora pelas ruas do bairro


A Procissão da Velas em homenagem à Nossa Senhora de Fátima, ontem à noite, com cerca de 300 mil fiéis, percorrendo 2,9 quilômetros pelas ruas do bairro homônimo, superou o "mau tempo", ou seja, a chuva forte que caiu sobre Belém e, em particular, constituiu-se em um libelo contra a violência, a favor da paz no mundo. A procissão, a segunda maior do Estado, perdendo apenas para o Círio de Nazaré, reuniu uma multidão com velas nas mãos simbolizando a presença de Deus, e foi precedida por missa solene concelebrada pelo arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Joaquim Zico, e pelo pároco de Fátima, monsenhor Raimundo Possidônio, no Santuário de Fátima, na avenida Duque de Caxias com a Antônio Barreto. Na manhã de hoje, Dia de Nossa Senhora de Fátima, haverá missa na sede da Câmara Municipal de Belém, a partir das 9 horas, e procissão no Conjunto Guajará 1.

Cerca de 300 mil pessoas homenagearam a Virgem de Fátima

"Eu perdi meu marido há 19 anos e meu filho há 16 anos, e Nossa Senhora sempre me deu força para prosseguir na vida", afirmou a devota Dalila Santos, 65 anos, durante a procissão que teve todo seu trajeto sonorizado a partir do Santuário de Fátima e contou com o carro dos Anjos, um carro dos Milagres em forma de barco e o andor com a imagem da santa em cima de uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). "É uma honra muito grande conduzir a viatura transportando a imagem", declarou o policial rodovíário Edmilson Parente, 63 anos de idade e 37 de PRF. Aos 66 anos de idade, a devota Estefânia Neyrão pediu "pela paz no mundo, pelas famílias, pela proteção dos jovens diante da droga e do crime e para que os nossos governantes atuem com justiça e amor". "A maior graça alcançada por mim e pela minha mulher (Alexssandra Landim) são nossos dois filhos, um menino de oito anos e uma menina de seis anos, depois de cinco anos sem que ela engravidasse", externou o comerciante Vicente Granjeiro, 38 anos.

A Procissão das Velas começou em 1966 saindo do então bairro da Matinha até a Basílica de Nazaré, mas em 1996 passou a sair do Santuário de Fátima fazendo o percurso atual de cerca de três quilômetros: Antônio Barreto, Alcindo Cacela, Domingos Marreiros, Castelo Branco, Boaventura da Silva, José Bonifácio e retorno ao santuário. No trajeto, Nossa Senhora recebeu homenagens no Forte do Pescado, Comouter Store, Unimed Belém, Quartel da Polícia Militar na travessa Castelo Branco e no Supermercado Formosa, além de fogos de artifício nas ruas e velas acesas e casas decoradas pelos fiéis. Às 19 horas de hoje, no Santuário de Fátima, acontece a Coroação de Nossa Senhora de Fátima.


Fonte: Jornal O Liberal (Edição de 13/05/11)

Comentários