Jornal Voz de Nazaré - Edição de 02 a 08 de setembro de 2011
Alberto Danin: Sou ouvinte da Rádio e TV Nazaré constantemente, mas tem um assunto que está me intrigando. Diácono pode realmente celebrar casamento?
Caro Sr. Danin: O diaconado/diaconato é um grau do Sacramento da Ordem (além do Bispo e do Presbítero). Existe desde a Igreja Primitiva. Atos dos Apóstolos (6,1-6) descreve como surgiram os diáconos na Igreja. Filipenses 1,1: os diáconos são apresentados unidos ao ministério do Bispo. 1Timóteo 3,8-13: as exigências para o diaconado, são basicamente duas: a direção da comunidade e a prática da caridade. A palavra diácono significa servidor-serviço: foi para isso que foi criado na comunidade, é a sua missão primeira (Mt 20,28) configurados a Cristo-Servo.
O concílio Vaticano II, através documento "Lumen gentium", número 29, determina as funções dos diáconos (isso está também no Código de Direito Canônico ): "Fortalecidos com a graça sacramental, servem ao Povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade em comunhão com o Bispo e seu presbitério. ... deve administrar solenemente o batismo, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o matrimônio em nome da Igreja (por delegação), levar o Viático aos moribundos, presidir ao culto e às orações dos fiéis, administtrar os sacramentos, oficiar exéquias e enterros. Quando preside a Celebração da Palavra pode pregar (homilia)".
Há dois modos de ser diácono: o diácono que pode ser ordenado presbítero (chamado de transitório) e o diácono permanente - diácono para o resto da vida: homens casados que são indicados pelos padres da Arquidiocese e que gozam de boa reputação e preenchem os requisitos exigidos pela Igreja. Temos uma escola diaconal chamada Santo Efrém, em que o candidato se prepara por três anos para receber o sacramento. É um curso de Teologia que funciona no Centro de Cultura e Formação Cristã.
Sendo o diaconato permanente uma vocação, cremos ser importante destacar o valor do mesmo para nossa Igreja, pelo que eles fazem e pelo que eles são, pelo belo testemunho de vida deles e de suas famílias - esposa, filhos, parentes - que os apoiam em sua missão e pelo desapego, disponibilidade e serviço. Devemos ser gratos aos diáconos por tudo que eles realizam entre nós.
"Sem diaconato permanente falta uma parte essencial do corpo da Igreja" Foi o que disse o arcebispo de Maringá (PR) e presidente da Comissão de Atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente, dom Anuar Battisti, durante a Assembleia Geral da CNBB, em maio passado.
Há também em estudo por parte dos Bispos um texto das Novas Diretrizes para o Diaconato Permanente, documento nº74 da CNBB. O documento está em processo de atualização desde agosto de 2010.
Alberto Danin: Sou ouvinte da Rádio e TV Nazaré constantemente, mas tem um assunto que está me intrigando. Diácono pode realmente celebrar casamento?
Caro Sr. Danin: O diaconado/diaconato é um grau do Sacramento da Ordem (além do Bispo e do Presbítero). Existe desde a Igreja Primitiva. Atos dos Apóstolos (6,1-6) descreve como surgiram os diáconos na Igreja. Filipenses 1,1: os diáconos são apresentados unidos ao ministério do Bispo. 1Timóteo 3,8-13: as exigências para o diaconado, são basicamente duas: a direção da comunidade e a prática da caridade. A palavra diácono significa servidor-serviço: foi para isso que foi criado na comunidade, é a sua missão primeira (Mt 20,28) configurados a Cristo-Servo.
O concílio Vaticano II, através documento "Lumen gentium", número 29, determina as funções dos diáconos (isso está também no Código de Direito Canônico ): "Fortalecidos com a graça sacramental, servem ao Povo de Deus na diaconia da liturgia, da palavra e da caridade em comunhão com o Bispo e seu presbitério. ... deve administrar solenemente o batismo, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir e abençoar o matrimônio em nome da Igreja (por delegação), levar o Viático aos moribundos, presidir ao culto e às orações dos fiéis, administtrar os sacramentos, oficiar exéquias e enterros. Quando preside a Celebração da Palavra pode pregar (homilia)".
Há dois modos de ser diácono: o diácono que pode ser ordenado presbítero (chamado de transitório) e o diácono permanente - diácono para o resto da vida: homens casados que são indicados pelos padres da Arquidiocese e que gozam de boa reputação e preenchem os requisitos exigidos pela Igreja. Temos uma escola diaconal chamada Santo Efrém, em que o candidato se prepara por três anos para receber o sacramento. É um curso de Teologia que funciona no Centro de Cultura e Formação Cristã.
Sendo o diaconato permanente uma vocação, cremos ser importante destacar o valor do mesmo para nossa Igreja, pelo que eles fazem e pelo que eles são, pelo belo testemunho de vida deles e de suas famílias - esposa, filhos, parentes - que os apoiam em sua missão e pelo desapego, disponibilidade e serviço. Devemos ser gratos aos diáconos por tudo que eles realizam entre nós.
"Sem diaconato permanente falta uma parte essencial do corpo da Igreja" Foi o que disse o arcebispo de Maringá (PR) e presidente da Comissão de Atualização das Diretrizes do Diaconato Permanente, dom Anuar Battisti, durante a Assembleia Geral da CNBB, em maio passado.
Há também em estudo por parte dos Bispos um texto das Novas Diretrizes para o Diaconato Permanente, documento nº74 da CNBB. O documento está em processo de atualização desde agosto de 2010.
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