Na Sexta-Feira-Santa, a igreja relembra a dor; o sofrimento; o dia em que Jesus Cristo morreu crucificado. Dia de reflexão: Trata-se de um feriado Federal móvel, que acontece ao fim da Quaresma e marca a primeira celebração do Tríduo Pascal. Hoje é um dia de silêncio, de pensamento, de respeito àquele que, por nós, morreu na cruz e, assim, nos salvou de todos os nossos pecados. Penitência; Via Sacra e Adoração: É neste dia que acontecem alguns rituais litúrgicos marcantes. É aconselhado fazer algum tipo de penitência como a abstinência de carne e de outros prazeres mundanos. Procissões e reconstituições da Via Sacra - caminho que Jesus percorreu ao carregar a cruz - também são celebradas. A adoração da cruz, onde muitos cristãos beijam crucifixos em sinal de respeito e eterna gratidão a Jesus também estão presentes no rito. Ele é o sacrifício A morte de Jesus crucificado marcou o início de uma nova Páscoa. Na Páscoa do Antigo Testamento, era oferecido um animal em sacrifício e, o sangue desse animal escolhido, era a purificação dos pecados. Na nova Páscoa - a do Novo Testamento – Jesus é o cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo; ele é o sacrifício e, o seu sangue, derramado na cruz, é a salvação dos nossos pecados. Jesus estabeleceu, então, uma Nova Aliança, colocando o Pão e o Vinho como principais elementos, representando o seu corpo e o seu sangue. A Páscoa ocorre cotidianamente, pois, estamos a cada momento nos alimentando do Senhor, em comunhão com ele. O seu sangue está em nossos corações, nos purificando. Desta forma, venceremos a Morte e o Mundo, e aguardaremos o dia em que Ele nos levará à Terra Prometida.
https://ift.tt/2ZXn485
https://ift.tt/2ZXn485
Comentários
Postar um comentário